quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Internetês - A Linguagem Grafolinguística


O português hoje em dia é uma das principais ferramentas para se manter uma boa comunicação e um bom marketing pessoal, uma ferramenta essencial na vida do ser humano. Escrever e falar bem é um dos pontos mais analisados em uma empresa, a aqueles que estão em uma empresa e se preocupa em uma boa evolução profissional, tem o dever de saber escrever, saber falar e saber se expressar. Dentro de uma corporativa um e-mail mal escrito pode mudar a opiniões das pessoas sobre um funcionário, como o Marco Fabossi diz:

As palavras têm o poder de levantar e derrubar, de construir e destruir, e de abençoar e amaldiçoar. Uma palavra otimista, positiva, confiante, generosa, compreensiva ou amorosa pode mudar completamente a tendência de um ambiente ou situação tensa.

O português é a carta de presença, independente da situação, se a pessoa saber se expressar bem, a reputação será bem melhor, lembrem-se, a primeira impressão sempre é a que fica, por tanto é importante se preocupar em mostrar um bom caráter às pessoas, pois este é o marketing pessoal, é a divulgação de um perfil, isto mostra as pessoas boa aparência, tendo em vista que o português e o interagir forem bons, a reputação será bem melhor, seja em uma empresa ou em quaisquer situação, literalmente.

A internet  e o avanço tecnológico estão se superando cada vez mais, antigamente quando eu tinha de 5 a 7 anos, nem sabia como manusear um computador, hoje em dia crianças com 7 anos já
utilizam o computador ligeiramente


Algumas pessoas costumam serem ansiosas, preferem fazer as maiorias das coisas em imediato, poucas aquelas que fazem aquilo com paciência e dedicação. A dedicação é a melhor forma de manter um bom português alinhado, quanto maior a dedicação, maior será a qualidade do texto desenvolvido.
É estranho tratar um assunto deste gênero na internet, é a maior fonte mundial onde todos têm a livre liberdade de escrever de uma forma grafolinguísticainternetês”.

Grafolinguistica é a famosa linguagem usada na internet e em aparelhos celulares em SMS “internetês”, é uma forma de simplificar as palavras para contato imediato, muito utilizada em MSN entre outros comunicadores, uma forma simplificada e entendedora. Hoje em dia muitas pessoas têm acesso à internet e acabam se envolvendo no internetês, quase todos são vitimas desta linguagem pelo fato de ser mais rápido, pratico e simplificado.    

Embora a linguagem grafolinguistica seja uma forma mais pratica para a comunicação, pode ser uma forma de tirar o português das pessoas. A internet é uma ferramenta cotidiana, grande quantidade da população tem acesso à internet, de acordo com o Iggnow o numero de usuários na internet ultrapassam de 800 milhões. Esta linguagem não é usada apenas no Brasil, ela é praticada em diversos países, quem a utiliza tem acesso à internet, de uma forma ou outra  praticamos sem perceber, poucos aqueles que escrevem corretamente, apenas aqueles que sabem que ela é prejudicial.

A consciência faz aquilo que permitimos, quando se utiliza o internetês, automaticamente está treinando ela a cometer as mesmas situações quando estiver trabalhando com o português.
Pesquisando na internet consegui achar algumas questões sobre o tema, algumas pessoas acham que o internetês é uma forma viável para situações adequadas, outras acham que é uma maneira de construir o português. Entrando em uma conclusão mais séria e objetiva, eis o conselho de amigo...

O Internetês só prejudica aqueles que se apegam a ele, a pessoa que se dedica em aperfeiçoar o português e utilizar este português em apenas situações viáveis, não há o porquê discorda da grafolinguistica, e outra, ela foi feita para isto. A pessoa que não se empenha a melhorar o português provavelmente cairá nesta armadilha, agora se utilizá-la em situações necessárias, provavelmente não se prejudicará.


Sobre o Autor: Helton Carlos

 |Twitter|FacebookWeb Site |                                                    
<b>Helton Carlos</b>Helton Carlos é estudante de Recursos Humanos. Blogueiro desde 2008. Criador do Liderando Blogger. Vem com o intuitivo de compartilhar conteúdo referente ao tema

0 comentários:

Postar um comentário

Para receber sua reposta via e-mail, basta clicar no link inscrever- se por e-mail, logo abaixo do formulario de comentários.
Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Quer entrar em contato ou tirar alguma dúvida? Formulário de Contato
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Lembre-se aqui é um lugar livre para comentar, Use esse espaço de forma consciente e objetiva, pensando não só em si mesmo, mas em todos os outros que visitam nosso espaço.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons