terça-feira, 5 de julho de 2011

Ética no ambiente de trabalho

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Às vezes ser ético dentro do trabalho é meio chato, pois acaba sendo um procedimento muito rigoroso. Ser ético é saber fazer o certo de forma consciente, embora não é todos que acompanham as normas e éticas das empresas, estes são um dos pontos mais avaliados pelos superiores. As empresas gostam de funcionários rigorosos.

Ética é diferente de moral, norma ou conduta, pois ética é uma forma de fazer o certo de forma consciente, são regras básicas que lógicamente todo funcionário sabe segui-las, embora.
São regras seguidas pelo valor humano, conceituadas e valorizadas. A ética está seguida pelos motivos que disciplinam e motivam os funcionários, de uma maneira correta e justa, sempre valorizando o ser humano. 

Claro que para ser ético primeiramente tem que ser humano, enfim, são princípios valorizados por cada funcionário e respeitados de formas conscientes, é tentar identificar quais comportamentos devem ser seguidos.

Existem alguns princípios que podem ser seguidos para agir de uma forma correta e consciente. No blog efetividade.net consegui pegar algumas sugestões do autor Augusto Campos.




Ética no trabalho
  1. Seja honesto em qualquer situação.
  2. Nunca faça algo que você não possa assumir em público.
  3. Seja humilde, tolerante e flexível. Muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições.
  4. Ser ético significa, muitas vezes, perder dinheiro, status e benefícios.
  5. Dê crédito a quem merece. Nem sonhe em aceitar elogios pelo trabalho de outra pessoa. Cedo ou tarde, será reconhecido o autor da idéia e você ficará com fama de mau-caráter.
  6. Pontualidade vale ouro. Se você sempre se atrasar, será considerado indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de negócio.
  7. Evite criticar os colegas de trabalho ou culpar um subordinado pelas costas. Se tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o em particular, cara a cara.
  8. Respeite a privacidade do vizinho. É proibido mexer na mesa, nos pertences e documentos de trabalho dos colegas e do chefe. Também devolva tudo o que pedir emprestado rapidamente e agradeça a gentileza com um bilhete.
  9. Ofereça apoio aos colegas. Se souber que alguém está passando por dificuldades, espere que ele mencione o assunto e ouça-o com atenção.
  10. Faça o que disse e prometeu. Quebrar promessas é imperdoável.
  11. Aja de acordo com seus princípios e assuma suas decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria.
  12. O que fazer com os brindes e presentes? Muitas empresas têm normas próprias e estipulam um limite de valor para os brindes. Informe-se discretamente sobre isso e aja conforme a regra.
  13. A relação de trabalho é mediada pela hierarquia. O subordinado amigo deve ao chefe a mesma deferência que os demais – e o chefe amigo precisa ser extremamente cuidadoso para não beneficiar o subordinado que lhe é próximo.
  14. Caso trabalhe com alguém de quem não gosta, troque cumprimentos, mantenha distância e não comente a antipatia que sente. Isso minimiza os atritos e evita que os outros reparem a incompatibilidade e façam fofocas.
  15. Afaste-se das fofocas e maledicências. Só o fato de prestar atenção nelas pode lhe dar a fama de fofoqueiro. E aquele que lhe conta a última, pode levar, também, um comentário péssimo sobre você.
  16. Reconheça os erros, mas não exagere no arrependimento nem na culpa. A fala correta é: “não foi um erro intencional, isso não vai ocorrer de novo e vou remediar o acontecido”.
Embora estes conceitos sejam os mais óbvios, primeiramente deve-se sempre analisar a situação que está e quais atitudes deve-se tomar diante da situação e no ambiente que está. Ser ético é muito bom, isto mostra boa aparência e profissionalismo ao funcionário, mas tem que saber como aplicá-lo, existe casos e casos.



   
Sobre o Autor:                                        Helton Carlos
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<b>Helton Carlos</b>Helton Carlos é estudante de Recursos Humanos. Blogueiro desde 2008. Criador do Liderando Blogger. Vem com o intuitivo de compartilhar conteúdo referente ao tema.

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